Abiogênese era a idéia de que os seres vivos surgiam pelo processo de geração espontânea. Geração espontânea acreditava que sapos e cobras surgiam pela formação de iodos das lagoas, gansos pela transformação de crustáceos, ratos apartir de roupas sujas, comida e ambiente de pouca iluminação. Biogênese era a idéia de que os seres vivos surgiam a partir da reprodução da mesma espécie.
Jan Baptista van Helmont vs Francesco Redi
Jan Helmont defendia a abiogênese, portanto realizou um experimento. Ele colocou camisas sujas num canto quieto com pouca iluminação, depois espalha grãos de trigos. Conclusão: Em 21 dias surgirão ratos.
Redi defendia a biogênese, portanto realizou um experimento. Ele pegou 2 recipientes, dentro deles colocou peixe e carne, e vedou um deles com gaze fina e o outro ficou aberto. Conclusão: O recipiente que estava aberto ficou com larvas de moscas e o que estava vedado estava limpo.
John Needham vs Lazzaro Spallanzani
Needhan defendia a abiogênese, portanto fez o seguinte experimento. Ele pegou vários frascos e colocou dentro deles um caldo nutritivo, ferveu por 30 minutos e foram rapidamente fechados com uma rolha de cortiça. Conclusão: Depois de muitos dias os caldos estavam cheios de microorganismos.
Spallanzani defendia a biogênese, portanto fez o seguinte experimento. Ele fez a mesma coisa que needhan, porém ferveu mais os gargalos que foram hermeticamente fechados. Conclusão: A vedação feita por needhan não foi suficiente para impedir a contaminação do caldo.
Louis Pasteur derruba de vez a abiogênese
Pasteur no seu experimento pegou 4 frascos de vidro com caldo nutritivo, amoleceu seus gargalos no fogo derretendo e curvando em forma de um pescoço de cisne, aqueceu o caldo e as curvas era paraque as bacterias ficassem retidas nessas curvas e funcionavam como filtro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário